quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundial de Enfrentamento a Aids



Nesta quarta-feira (1/12/2010), Dia Mundial de Enfrentamento a Aids, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da seção de DST/Aids, promove uma série de atividades para marcar a data. A primeira atividade do dia acontece no Mercado Central, das 8h às 17h, com a distribuição de preservativos e material educativo, além da realização do teste rápido de HIV. No início da noite, no Teatro Ednaldo do Egyto, a partir das 19h, acontece a 1ª Mostra de Teatro: Saúde em Cena, com apresentações cênicas voltadas para prevenção da doença. As apresentações ocorrem nesta quarta e na quinta-feira (2), também as 19h.
O projeto partiu da iniciativa do coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento da Seção DST/Aids, Roberto Maia, em conjunto com a farmacêutica-bioquímica Celly de Freitas que também é atriz e arte-educadora. Através de oficinas desenvolvidas com os servidores da saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), foram elaboradas quatro esquetes (pequenas peças ou cenas dramáticas) com o tema DST/Aids. Para Celly Freitas, a ação serve como multiplicadora de informação.
"Esse projeto é de grande valia para todos aqueles que acreditam que a arte pode transformar o pensamento de qualquer pessoa, desde que ela seja bem executada" diz a coordenadora, lembrando que o projeto terá continuidade em 2011, com oficinas para novas turmas sendo iniciadas no mês de fevereiro.
De janeiro até novembro, o Centro de Testagem e Aconselhamento e a Seção DST/Aids de João Pessoa realizaram 95 ações educativas em todo o município. Foram seminários, palestras, oficinas e apresentações teatrais que levaram informações e conhecimento a respeito do tema para diversas faixas de público.
Ações - O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) proporcionou até o mês de setembro de 2009 mais de 78 mil testes de HIV na capital, representando um aumento de 500% em relação ao último levantamento realizado em 2004.
No final do mês de outubro, a SMS realizou uma oficina para o plano para Elaboração do Plano de Ações e Metas (PAM) no combate ao HIV e doenças sexualmente transmissíveis para o ano de 2010. Para Roberto Maia, o grande desafio em 2010 é estabelecer a descentralização do sistema de coleta de exames HIV e implementar uma política de prevenção e tratamento das DST/AIDS dentro dos presídios e terreiros de umbanda. Além disso, faz parte do projeto aumentar o trabalho de educação sexual nas escolas.
Previnam-se! Façam SEXO SEGURO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário