quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Bispo recusa homenagem do Senado em protesto contra aumento

O Bispo de Limoeiro do Norte (CE), Dom Manuel Edmilson da Cruz, recusou nesta terça-feira (21/12/2010) receber uma comenda do Senado Federal. Ele afirmou que sua atitude era para protestar contra o aumento salarial de 61,8% aprovado pelos parlamentares em causa própria. A homenagem recusada por ele é a Comenda dos Direitos Humanos Dom Helder Câmara.
A recusa do Bispo foi feita em um discurso no plenário do próprio Senado. Ele criticou os parlamentares por aprovarem o aumento deste montante para o próprio salário.
“A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Câmara. Não representa, desfigura-a. Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la. Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, à cidadã, contribuinte para o bem de todos, com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho”, afirmou o Bispo.
Ele destacou que o aumento dado aos parlamentares deveria ter como base o reajuste que será concedido ao salário mínimo, de cerca de 6%. “O aumento a ser ajustado deveria guardar sempre a mesma proporção que o aumento do salário mínimo e da aposentadoria. Isso não acontece. O que acontece, repito, é um atentado contra os direitos humanos do nosso povo”.

Bem, não acho que religiosos devam interferir ou opinar sobre política, a não ser quando estes estejam no papel de cidadão perante toda a sociedade. Foi o que aconteceu.  A indignação é grande por parte de todos e o Bispo Dom Manuel Edmilson da Cruz encontrou esta forma inusitada de se manifestar. Gostei deste Bispo!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário