quarta-feira, 2 de março de 2011

Muriçocas do Miramar

O Muriçocas do Miramar é o maior bloco pré-carnavalesco de arrasto do mundo. O bloco ganhou as ruas de João Pessoa pela primeira vez em uma festa de aniversário de Thiago de Lima, no bairro de Miramar em 1986, numa brincadeira de um grupo de amigos convidados, formado por artistas, professores e jornalistas. Na mesma época João Pessoa ficava vazia devido à falta de carnaval na cidade e no bairro do miramar havia uma grande quantidade de muriçocas.
O aniversário de Thiago foi uma festa onde todos os convidados estavam fantasiados, o tema era piratas e nela houve muitas brincadeiras e sorteios. Não faltou muito para que todos saíssem pelas ruas fazendo barulho e batendo em panelas e latas. Eram apenas 30 pessoas sendo conduzidas por uma carroça de burro com um pequeno som acoplado tocando frevos. Eram pessoas que saíam da capital paraibana durante o carnaval e queriam se encontrar antes dos festejos. No ano seguinte já havia estandarte e mais gente para participar da festa. Então os moradores saíram pelas ruas cantando frevos e batendo panelas, e o número de participantes chegava a 200 pessoas. No terceiro ano a participação popular já era de aproximadamente mil foliões, e hoje mais de 400 mil pessoas vão às ruas saudar o Bloco Muriçocas do Miramar.
O termo “Quarta-feira de Fogo” foi criado pelo cantor e compositor paraibano Fuba, fazendo referência ao evento que acontece todos os anos uma semana antes da Quarta-feira de Cinzas.
Para comemorar as "bodas de prata" do bloco, dez trios elétricos descerão a Avenida Epitácio Pessoa na noite desta quarta-feira, dia 2.
A animação antes do desfile está garantida com a presença da banda Brasis, DJ Guirraiz, Mariane do Reggae e mais cinco orquestras de frevo espalhados pelos oito palcos montados em ponto estratégicos do percurso. A concentração dos foliões acontece na Praça das Muriçocas (Praça Tito Silva), ao som da Orquestra Metalúrgica Felipéia. O primeiro estandarte sai às 21h30.
Os homenageados deste ano são os próprios artistas da casa, que participaram dos 25 anos de história. No comando dos trios elétricos estão: Diana Miranda, Renata Arruda, Fuba e Orquestra PB Pop, Capilé, Regina Brown, Gracinha Teles, Jairo Madruga, Beto Movimento, Maiara Gonçalves e banda, Lis Albuquerque, Xeta Elétrica e Saia Rodada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário